RSS
Andressa Wanderley

30 Maio de 2022

min para ler
Compartilhe

Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo – Como despertar?

Um relato sobre Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo e como aplicá-la no dia a dia.

Após estudar muito sobre o tema “Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo”, percebi que não se trata apenas da ideia de se manter sempre “atualizada” sobre o que há de novo no momento. Trata-se, principalmente, de deixar pra trás certas referências fixas, se adequar às constantes mudanças de paradigmas, ter em mente a necessidade de acompanhar e ser o protagonista dessas mudanças.

LLL: Life Long Learning

A tendência de Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo está sendo representada mundialmente pela sigla LLL – Lifelong Learning, que resume a ideia de que tudo aquilo que aprendemos é transformado ao longo da vida.

As mudanças são inevitáveis: ou acompanhamos, ou ficamos para trás. Sendo assim, estudar não é uma escolha, é essencial. E além de dedicação ao estudo, constância, esforço, troca de conhecimento, é fundamental ter em mente algumas verdades para despertar a mentalidade de crescimento: 

  1. Somos capazes de sair da zona de conforto e aprender tudo o que quisermos;

  2. O medo de alguns desafios não é nosso inimigo, nos torna estratégicos;

  3. Problemas a serem superados são grandes aliados do aprendizado; 

  4. O planejamento é necessário para manter o foco em cada prioridade separadamente e errar é um dos itens do checklist do sucesso.

E nesse novo mundo de aprendizados constantes, somos, pessoal e profissionalmente, o resultado das nossas experiências, pois são elas que nos transformam e reinventam. 

Por esse motivo, é fundamental manter sempre uma atitude positiva na vida, porque o aprendizado vem de várias formas e várias fontes diferentes: pessoas, contextos, situações e, principalmente, de onde menos esperamos.

Propícios ao conhecimento, vamos não só acompanhar essa evolução, mas fazer parte dela. No âmbito profissional, isso remete ao desenvolvimento, à competitividade, empregabilidade. Pessoalmente, à autoconfiança, inclusão social.

Percebi, e fiquei encantada, que todos os desafios aos quais tenho sido submetida, os convites a ser a protagonista dos meus aprendizados, aprender, aplicar e errar, tudo isso tem um nome: mentalidade de desenvolvimento contínuo. 

“Seja como uma criança: destemida, curiosa e ansiosa por novas descobertas. Não se dê por satisfeito: ouse, explore, reinvente-se. Conhecimento é poder.”