RSS
Marcelo Creimer

17 July de 2023

min para ler
Compartilhe

Blockchain: não se trata apenas de Criptomoedas

Entenda as aplicações da tecnologia além das criptomoedas.

 

Blockchain além das criptomoedas

 

O assunto Blockchain está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A esta altura, você já deve saber que, embora o blockchain ainda seja frequentemente associado ao Bitcoin e outras moedas digitais, as aplicações com esta tecnologia vão muito além das criptomoedas, podendo ser utilizada em diversos setores da economia e oferecer benefícios significativos.  

Uma das principais aplicações do blockchain existentes atualmente, é a gestão da cadeia de suprimentos.  Ele permite a verificação da procedência e a autenticidade dos produtos em cada etapa da cadeia, desde a produção até a entrega ao consumidor. Isso aumenta a transparência, a confiança e a eficiência em todo o processo. 

No setor de saúde, ele pode melhorar a interoperabilidade, ou seja, a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente; e a segurança dos registros médicos eletrônicos, permitindo que diferentes provedores de saúde compartilhem informações de forma segura e confiável. Isso facilita a colaboração entre os profissionais de saúde e melhora a qualidade do atendimento ao paciente.  

Já na área financeira, o blockchain pode agilizar e simplificar transações complexas, como transferências internacionais de fundos, liquidação de transações de ativos financeiros e emissão de títulos. Além disso, o uso de contratos inteligentes no blockchain permite a automatização de acordos e contratos, eliminando intermediários e reduzindo custos.  

 

Nossos casos de uso da tecnologia Blockchain

 

Aqui na Pitang, a parceria com a BBChain, empresa especializada em blockchain e investida pela Pitang, está nos proporcionando uma vivência intensa com essa tecnologia, nos permitindo aplicá-la em diversos setores da economia. Conheça três casos de uso: 

 

Setor de Agro-Tech 

 

O blockchain está permitindo que negociações de commodities agrícolas sejam realizadas em um ambiente rastreável e seguro. Assim, o produtor pode aceitar uma oferta que será registrada no Blockchain, assinar um documento digital de uma compra ou venda realizada, que está em fase de formalização, direto do seu celular sem grandes conhecimentos de tecnologia de forma intuitiva e natural. 

 

Setor de Energia 

 

Ajudamos a desenvolver uma rede de blockchain onde o consumidor pode negociar energia elétrica, certificado de energia limpa e produtos financeiros. O blockchain permitiu a integração de ponta a ponta através de um modelo que agrega gestão de backoffice, de riscos e outros serviços inéditos à operação de trading. Ao permitir que as transações sejam feitas todas em um único ambiente, nosso cliente tem proporcionado aos compradores e vendedores, usuários de sua plataforma, mais segurança, transparência e isonomia na composição de preços, além de reduzir os riscos de inadimplência e custos operacionais.  

 

Mercado de Resseguros 

 

O blockchain está viabilizando a conexão de corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede. Assim, operações envolvendo contratos de seguros e resseguros podem ser realizadas via internet de forma rápida e segura. Com o blockchain, processos que hoje podem durar meses seriam finalizados em questão de segundos.

 

Esses exemplos mostram que o blockchain tem o potencial de revolucionar diversas indústrias, oferecendo maior segurança, transparência e eficiência nos processos. 

Se você quer entender como criar o seu projeto de blockchain, converse conosco!

Leia também:

- Blockchain: o que é, principais características e benefícios