Gestão de processos no RH: o que são e como estruturá-los?

Gestão de processos no RH: o que são e como estruturá-los?
Saiba o que são processos empresariais e os tipos de processos presentes no setor de Recursos Humanos.
O que são processos empresariais?
Antes de falarmos sobre processos do setor de Recursos Humanos, é preciso entender o que são processos empresariais, num contexto geral.
Os processos empresariais são um conjunto de etapas realizadas pelas empresas para atingir seus objetivos, dentro de cada setor. Estes processos podem ir da compra de material, passando pela produção de um produto, até questões admissionais no setor de recursos humanos, por exemplo.
Na prática, um processo empresarial deve definir quem executará cada atividade, que ferramentas serão utilizadas em cada uma, o direcionamento para a execução e qual é o resultado esperado para cada atividade.
Os setores de uma empresa ou instituição, em sua maioria, já possuem processos que são desenvolvidos no dia a dia da operação. Mesmo que esses processos não estejam documentados, são de grande importância a sua existência, e a sua documentação o tornará mais transparente e acessível para todos os interessados.
A agregação de todos os subprocessos e as respectivas orquestrações de atividades funcionais em um fluxo que mostra o movimento e a ordem em que são executados é o que chamamos de fluxo de processos, segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – ABPMP BPM CBOK V4.0.
Gestão de processos no RH
Existem seis tipos de processos no setor de RH, são eles:
1. Provisão
A etapa de provisão, é o momento da obtenção de força de trabalho e talento para a empresa. Aqui, estão envolvidos processos como planejamento de RH, recrutamento e seleção e admissão.
2. Aplicação
Na etapa de aplicação, é feita a modelagem de cargos e tarefas e avaliação do desempenho e resultados gerados pelos colaboradores.
3. Remuneração
Como um dos fatores que determinam a satisfação de um colaborador na empresa, os processos de remuneração são essenciais e envolvem definição de salários, benefícios e programas de incentivo.
4. Desenvolvimento
Os processos de desenvolvimento são os que visam mapear e proporcionar oportunidades de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores.
5. Manutenção
A manutenção dos talentos é importante para economizar nos custos da organização e evitar transtornos aos times. Dentre os processos de manutenção, estão as relações trabalhistas, segurança e qualidade de vida no trabalho.
6. Monitoração
Monitorar as atividades é fundamental para embasar tomadas de decisão no setor de recursos humanos. Os processos de monitoração comportam atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados, controles de frequência e produtividade, balanço social e auditoria.
A tecnologia a favor do setor de RH
Todos esses processos podem se beneficiar e ganhar produtividade com a implementação de tecnologia. Isso porque essas ferramentas permitem a otimização do tempo, melhor organização das informações e diminuem a probabilidade de erro humano nos processos. Dessa forma, usar a tecnologia a seu favor pode gerar grandes benefícios para a sua organização.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.